quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Apaixonada por livros



Oi gente...
Tava dando uma olhadinha nos posts da UBE, e vi a promoção da blogosfera apaixonada.
Não pude deixar de participar, é claro, pois uma das minhas paixões são os livros.
Gosto mesmo... ler é um momento especial da minha vida, do meu dia e que constrói a minha história.
Não tinha esse hábito. Quando pequena lia apenas a bíblia ilustrada do meu tio. Amava as histórias bíblicas e também as gravuras. Era como se, naquele momento, eu tivesse sido transportada para local e momento exato em que estava acontecendo aquela história.
Pouco mais tarde, quando estava na terceira ou quarta série, peguei emprestado o livro “o pequeno Príncipe” com uma colega. Não posso dizer quantas vezes o li, mas garanto que foram inúmeras.
O tempo passou, mas apesar de admirar, pouco lia - é claro com exceção da Bíblia. Até que há mais ou menos uns 5 ou 6 anos participei de uma gincana na EBD e como prêmio ganhamos livros. Digo ganhamos, por que na verdade eu não ganhei nenhum livro, meu presente foi uma Bíblia Thompson, novinha e linda, mas minhas amigas ganharam, e quem aproveitou o prêmio delas fui eu.
Então li dois livros de Max Lucado, e daí em diante, redescobri o prazer na leitura e ninguém pode me parar mais.
A leitura é algo que está na nossa alma. Temos uma sede de conhecimento inata em nós.
O Ser humano é o único capaz de pensar, refletir e planejar. O único animal capaz de fazer abstrações. O único capaz de raciocinar.
Tudo isso é o que nos difere dos outros animais. Li algo que dizia:
“Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem, é a leitura que proporciona a capacidade de interpretação.”
Se compararmos a nossa capacidade física com a de alguns insetos e animais veja o que acontece:

Formiga: pode levantar qualquer coisa que tenha cinqüenta vezes o seu peso. (eu não consigo nem 20% do meu)


Pulga: são capazes de pular cerca de 200 a 300 vezes a sua altura (Ou seja, se eu tivesse a capacidade de uma pulga, com os meus 1,75m de altura conseguiria dar um pulo de 525m, mas na realidade não chego nem a 20 cm do chão)

East Siberian Golden Plover: é um pássaro que tem nada mais nada menos a capacidade de migrar do Alasca até o Havaí, voando 88 horas sobre o oceano Pacífico. (como um pássaro tem essa noção de espaço? - eu me perco no meu próprio bairro)

Guepardo: é o mamífero mais rápido do mundo. Pode atingir uma velocidade de 110 km/hora. O homem atinge um máximo de 43 km/hora. (Eu, por exemplo, perco até pra uma tartaruga)

Vou parar por aqui, para não desviar o foco deste post, mas percebe que com relação a estrutura física nos perdemos até pra uma pulga.
Então a única coisa que nos resta é desenvolver aquilo que Deus nos deu em vantagem de todos os animais. Nossa mente.
Podemos não ser tão rápidos como o guepardo, nem tão fortes como a formiga, mas temos um exemplo da mente do nosso criador.
E onde entra a leitura nisso tudo?
Ler nos ajuda a pensar. A desenvolver idéias, ser mais criativos. Sair da ignorância e termos mais fé.
Deve achar que enlouqueci agora né, mas é isso mesmo. Você só pode crer em quem você conhece, e só pode conhecer melhor a Deus através da leitura da sua palavra.
Veja o que diz a própria escritura:

Oséias 6.3 diz: “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor"

Romanos 1.19 diz: “Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou”

Romanos 10.8 diz: ...A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos...


Finalmente


Romanos 10.17 diz:
"A FÉ é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."


Além disso, leituras extras, como livros de estudo, devocionais, e até mesmo de histórias são ótimos auxiliares para nossos estudos da Bíblia, pois nos ajudam a melhorar nossa interpretação (no geral, ok) e desenvolver nosso raciocínio.
Se você não tem, busque esse prazer na leitura. Com certeza encontrará algo que te despertará o interesse.
Quanto aos que não tem o prazer na leitura da Bíblia, faça uma análise dos livros, busque a história de um personagem ou a narração de um fato, que seja mais familiar pra você e lhe cause admiração, então perceberás que não é enfadonho como muitos dizem. A questão é encontrar na palavra de Deus o alimento que sua alma necessita. E isso com certeza encontrarás.
Como o título desse post é “Apaixonada por livros” vou terminá-lo com um poema (pois toda paixão que se preze é cercada por poemas, é claro XD) que encontrei na internet e expressa a paixão pela leitura:

"LER TAMBÉM É UM EXERCÍCIO

Quem não gosta de ler não imagina,
O tanto bem que a leitura nos faz.
Ela educa, engrandece e ensina,
Ela orienta, enobrece e dá paz.

Quem tem o hábito de ler é afortunado,
Pois a leitura é de grande importância.
Quem não lê, no tempo, fica parado,
Não progride e é alvo da ignorância.

Quem não lê, não evolui, certamente,
Não participa e nem entra na história.
A leitura exercita o corpo e a mente,
Ela é vital para nossa trajetória.

Para quem acha a leitura extenuante,
Uma bobagem, ou então perda de tempo,
Peço que pare e reflita um instante,
Sem a leitura não existe conhecimento.

Peço que leiam, a leitura é um exercício,
Para a mente e também pro coração.
Quem não lê não tem vez, não tem espaço,
Quem não gosta, não sabe o quanto é bom

Leia hoje, leia sempre, leia mais;
Quem não lê, não cresce, nem aparece.
A leitura é importante demais,
Que alimenta, emociona e fortalece!!!"
Luiz Carlos Gurutuba

Beijos de coração
Pris

P.S.: Pra quem quiser participar, aí vai a dica:





A Livraria Casa da Bíblia Online iniciou no dia 8 de novembro de 2010 uma grande promoção aberta a toda blogosfera que é apaixonada por livros e sabe da importância deles em nossa vida cristã. A promoção vai até o dia 30 de novembro de 2010 e vai premiar os três melhores posts sobre o tema: “A importância da leitura para a vida cristã”. O primeiro colocado vai ganhar um vale-compra em Bíblias e livros no valor de R$ 300,00, o segundo no valor de R$ 150,00 e o terceiro no valor de R$ 100,00.Além de premiar os melhores posts sobre o tema, a Livraria Casa da Bíblia Online estará realizando sorteios de livros durante todo o período da promoção aos inscritos, promoções no twitter, descontos de até 80% em produtos e sorteios de brindes aos consumidores.Todas as informações da campanha estão no site www.maiscb.com.br. Acesse e faça já sua inscrição se você é um apaixonado por livro.

5 comentários:

Alexandre Gama disse...

Olá Pris

Como vai? Ando meio sumido né? Mas sempre que dá eu passo por aqui. Verdade... a leitura é algo necessário pra nosso crescimento, em vários aspectos. Quero aproveitar esse comentário pra te agradecer pela indicação do meu blog no post anterior. Confesso que ando meio sem tempo de fazer a minha lista, mas com certeza seu blog estaria entre os escolhidos.

Que Deus te abençoe sempre.


Paz!

Cíntia Mara disse...

Quero participar, já tentei escrever, mas não saiu nada. Estou sem inspiração, rs.
Ficou ótimo o seu texto :)

Beijos

Paulo Cheng disse...

GREAT!!! MUITO BOM SUA MATÉRIA ABORDANDO O DELEITE PELA LEITURA. REALMENTE LER É UM DOS PRAZERES MAIS ENRIQUECEDORES QUE EXISTE.
NO MOMENTO ESTOU LENDO O LIVRO "TROPA DE ELITE", QUE TEM INÚMERAS EXPERIÊNCIAS QUE NÃO É CONTADA NO FILME, É BEM INTERESSANTE. COMECEI ONTEM E JÁ ESTOU QUASE NA METADE DO LIVRO QUE CONTÉM 310 PÁGINAS.

Aline Silva disse...

Oi Priscila, descobri seu blog no site da promoção apaixonados por livros!!!! Estou te seguindo e vou sempre voltar por aqui! Paz!

Paulo Cheng (Rico) disse...

OI PRI, VOU PARTICIPAR DA PROMOÇÃO. VOU VER SE CONSIGO REDIGIR UM TEXTO LEGAL. VC VAI PARTICIPAR?